quinta-feira, 4 de abril de 2013

O “Faz de conta” no Jardim-de-infância “ e a escolha livre de actividades

A expressão dramática é um meio de descoberta de si e do outro, de afirmação de si próprio na relação com os outros, que corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais” – (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar). 
 No Jardim-de-infância a criança através do faz de conta exprime emoções e sentimentos e liberta a sua imaginação e criatividade. A casinha das bonecas surge como local escolhido para grande parte desse jogo simbólico que, muitas vezes se inicia por imitação das suas vivências do dia a dia. A criança, no Jogo simbólico, toma papel activo, procura soluções, combate os seus medos, toma consciência dos outros. Essa atitude de afirmação de si próprio em relação aos outros ajuda a desenvolver a capacidade critica do seu mundo e tudo o que a rodeia
 “A expressão dramática aliada à educação funciona como uma excelente ferramenta para provocar nos alunos a necessidade de se exprimirem como seres criativos e poderem, através do desenvolvimento da sua criatividade e imaginação, alcançar o auto conhecimento” – (Tiago Bôto e Mafalda Abreu). 
Na dramatização de histórias as crianças têm oportunidade de se identificarem com os vários personagens e através da expressão, da linguagem e do movimento vivem situações que as fortalecem para no futuro serem cidadãos criativos, críticos e com sucesso.
Os jogos educativos e outros, permitem a livre escolha contribuindo para o desenvolvimento das capacidades a vários níveis.
  A Educadora
 Fátima Lares

 

Sem comentários:

Enviar um comentário