terça-feira, 8 de julho de 2014

Em geito de despedida...




 O ano lectivo chegou ao fim. É tempo de fazer balanço...é tempo de avaliar.
Não é uma ficha preenchida nos finais de período ou final de ano que traduz o trabalho realizado ao longo do ano. Não é a capa dos trabalhos entregues às crianças que revela um bom ou mau desempenho de uma educadora...
As fichas são preenchidas segundo critérios definidos, iguais para todos, não há muito que inventar...
Os trabalhos que cabem nas capas, são aqueles que são feitos nas mesas com as crianças sentadas. Onde ficam as brincadeiras, os jogos, as histórias, os teatros, as experiências, os passeios, as expressões musical e corporal...?
Penso que este blogue ajudou a divulgar aos pais e famílias um pouco do que as crianças viveram neste ano lectivo.
Quanto à avaliação, penso que mais importante que a entrega das fichas aos pais, são as conversas com os Pais/encarregados de educação,ao longo do ano, que contribuem para uma verdadeira avaliação contínua e escolha de estratégias de actuação conjunta, para melhorar as aprendizagens.
É evidente que, quando uma criança transita para o 1º Ciclo a sua avaliação tem que ser mais formal porque vai fazer parte do seu processo individual de aluno.
Mas entendam isto como um desabafo de uma educadora, com muita experiência, que tudo faz pela melhoria das práticas, que tudo faz para dar o seu máximo, que tudo faz para que as suas crianças adquiram as aprendizagens nas várias áreas de conteúdo, que tudo faz para que cada criança faça as suas descobertas e as incentiva a ir mais além...
São as crianças que me dão a melhor prenda, são as crianças que me realizam nesta profissão, é para elas que trabalho e são elas que me dão os beijinhos, os abraços, os sorrisos...
De uma coisa não tenho dúvida, as crianças da sala 1 brincaram muito, aprenderam muito e foram felizes.
Resta-me desejar a todos umas boas férias. 
Os que vão ficam com um lugarzinho guardado no meu coração, os outros, cá estou em Setembro para os receber com amizade.
Fátima Lares

1 comentário: